XIII Trovas

Eram cerca de 17h quando o nosso autocarro partiu em direcção ao Minho! Na Universidade Minhota, esperava-nos já um jantar de gala de requinte, com as entradas servidas e o vinho já espalhado pelas mesas! 4 delas foram Femininas, mas quando pegámos nos instrumentos e aquecemos as vozes, toda a sala se encheu com uma “Noite de Farmácia”! Desde o nosso Hino ao nosso mais recente Fado Toninho, demos, sem deixar margem para dúvidas, um tom de roxo e preto marcante a esta noite! No Bar Académico de Braga, esperava-nos uma noite Asiática! E lá fomos nós marcar presença até às tantas da manhã, numa festa cheia de convívio académico! As Tunas presentes primaram pela originalidade e pelo espírito! Foi bom rever a TUNAFE e a TFIST, que deram tanta cor ao nosso Traçadinho, voltar a estar com Aveiro e a Gatuna, que nos deram tão bons momentos no Festival que iniciou o nosso ano que passou, e conhecer a Atituna, que, apenas com 2 anos de existência, já marca tanta presença!

Ao chegar o dia seguinte, lá fomos à procura do destino “Almoço”… atrasámo-nos, perdemo-nos, mas lá chegámos! Depois da “paparoca”, voámos até ao Centro de Braga e logo demos início ao nosso Passacalles! Ferreiro, Fado Toninho, Cana Verde, Lata Amarela… Sempre com o Megafone na mão, lá fomos percorrendo as ruas gritando bem alto o Movimento Perpétuo e curtindo o dia de Sol que nos saudava!
Chegada a Noite, abrimos o XIII Trovas! Com um grande arrepio na espinha, um nervosismo quase incontrolável, mas com um grande espírito em Palco, içámos a nossa âncora e lá fomos nesta viagem até ao Norte! Começámos em Lisboa (Açores, vah! Com a Chamateia!!!), fomos até Miranda do Douro e terminámos em Braga com um Grande Venham mais 5! Foi uma grande actuação, onde o trabalho destes últimos dias se sentiu em força! Quando estamos presentes desde o início, conseguimos fazer o melhor! Acho que dá para resumir na palavra INCRÍVEL! (Prometo levar uma lista de sinónimos para as próximas actuações!!)
Os prémios vieram no fim, e o “Passa-calles foi todo nosso, olé olé!”!!... Pandeireta? Tudo Bem! Instrumental? Nada contra! Melhor Tuna? Sim Sr.! MAS! É no Passa-calles q’eu quero estar faxabor!!! Tun-tum TXX, Tun-tun TXX! Todo um repertório dedicado ao orgulho de mexer com as Ruas de uma Cidade!
Na discoteca Populous, tomámos conta da pista assim que chegámos! Lá estávamos as 38 a dançar até não poder mais! E o Prémio Tuna mais Tuna? Cá está na nossa prateleira! Aquele prémio que tanto nos diz, que mais nos representa e que mais gosto nos dá ganhar!... Aquele prémio que premeia a presença, a tradição, o convívio, o espírito, o ser Tunante, o viver a Tuna! Aquele prémio que nos faz sorrir e gritar até a voz ficar roufenha!
Do Coração do Minho directamente para o Centro da Capital, lá regressámos até à nossa casinha, com a sensação de um grande fim-de-semana terminado, e com uma vontade gigante de fazer e ser cada vez melhores! O céu… é o limite!

Parabéns às afilhadas Cláudia e Dalila e às madrinhas Catarina e Ermelinda, pelo grande passo que foi dado na última noite… Temos mais duas escadinhas, prontas a subir cada vez mais alto! Caloirinhas, agora provem o que valem! O voto de confiança está lançado… Agarraram-se ao instrumento com Força e têm dado à Tuna um grande exemplo de Amizade, Presença, Carinho e Dedicação… tornaram-se uma Feminina de grande Força! E é disso que somos feitas! O primeiro degrau já está subido!
Espero que o bichinho vos tenha atacado a todas! Eu sinto-me com uma força “do caraças” para dar o corpo e a alma neste novo ano que já começou! Quero ver-vos juntas e unidas por este grande laço de Amizade que criámos e criamos em cada dia, cada ensaio, cada actuação, cada prova, cada Festival! A pouco e pouco, cada uma de vocês tem ganho o seu lugar! Não o percam nunca e jamais esqueçam: uma vez Feminina, Feminina até ao fim!

XIII Trovas - A foto-reportagem

Caloiras e Femininas

Bem, estas semanas têm sido incansáveis! Ou melhor… estafantes! Basta olhar para as datas das actuações que já tivemos lá no fundo do Blog e é fácil perceber a desactualização deste nosso espaço virtual!
O natural seria este primeiro post deste ano que aí vem ser dedicado exclusivamente aos caloiros… ou melhor! Às caloiras que entraram neste novo mundo FFULiano! Acreditem que acabaram de começar dos melhores (se não os melhores!) anos das vossas vidas! E felizmente que Bolonha só nos roubou 1 semestre… Porque nem imaginam o quanto pode custar largar esta família! Fala-vos uma finalista que já vê as saudades a surgir!
Certamente já ouviram, através de muitas de nós, para aparecerem nos ensaios, 3as e 5as, nas Catacumbas (não que o nome seja sugestivo), no -1 ou “lá em baixo”! Chamem-lhe o que quiserem, a sala de ensaios e a Tuna estão abertas para vocês! Acreditem que não é preciso saber tocar um instrumento, saber cantar afinado, … o importante é ter o espírito e a vontade para virem ter com as Femininas da nossa FFUL! Acreditem que valem a pena as horas de dedicação, as bolhas nos dedos, as dores de garganta, os fins-de-semana sem parar em casa, as amigas que se conhecem e que se levam para a vida! Não acreditam? Apareçam! Esta Tuna também é vossa! =)

Entretanto a semana do caloiro foi apadrinhada por outras tantas actuações que não dá para passarem despercebidas!
Posso começar pelo casamento da nossa ex-magister, a nossa Macalhona, que entrou no Mosteiro de Alcobaça como uma princesa, com as capas das suas Femininas estendidas antes da longa carpete vermelha que a levou até ao altar, onde cantou “Somos um” com o TAFULiano Zé! Foi uma tarde muito especial, onde o espírito Tunante foi inacreditavelmente unido, entre A Feminina e a TAFUL! Passámos lado a lado uma tarde espectacular e uma noite inesquecível, onde não faltou um brinde em grande uníssono entre as 2 tunas! Foi um momento que há muito não era vivido… Parabéns Maca e Zé… e obrigada!

E por falar em grandes actuações, posso já saltar para a de 11 de Outubro! Grande GRANDE noite em Cabanas de Torres! Infelizmente não puderam estar todas presentes, mas acreditem… Foi espectacular! Obrigada à Teresa pelo convite, às Tunas que actuaram connosco (éramos as únicas Femininas!!) pelo convívio espetacular, ao pessoal da Festa pelas febras, o pão, o vinho, a jolinha e a alegria, às Femininas presentes pelos momentos inesquecíveis!

E porque o texto já vai longo, vou só deixar a promessa de renovar as fotos brevemente!

Próxima Paragem: a linda cidade de Braga, entre o caloroso povo do Norte! Aqui vamos nós! =)