XIV FETUF - Porto!

Tudo começou num belo dia de sol. Era altura d'A Feminina iniciar viagem para o 1º Festival do ano de 2010. Cidade escolhida - Porto! Depois de instrumentos e malas prontas, traje vestido e capa ao ombro, tudo estava preparado para 40 Femininas seguirem viagem para o XIV FETUF! Mas.. e o autocarro? Pois é, problemas aparte, entrou tudo num verdadeiro reboliço para tentar solucionar o problema (boatos revelam, que até arrastões houve!). Depois de exploradas várias hipóteses, eis que com muita persistência, a Maria conseguiu descobrir quem nos levasse estrada fora até ao Porto! =)

A noite já ia longa quando chegámos ao nosso destino, no entanto a Feminina tinha à sua espera um óptimo jantar cuja ementa passava por uma bela francesinha, ou para quem não apreciasse, uns belos panados, tudo bem "regado" com a famosa "Receita" à moda do Porto!

De barriga cheia, e já um pouco atrasadas, era altura de agarrar nas capas e no megafone e encaminharmo-nos, ao som de um "Jambo!", para a festa que comemorava mais um aniversário da Tuna Feminina do ISCAP!

No Sábado acordámos com o Sol a espreitar na janela, e enquanto o autocarro não chegava para nos levar para a cantina do ISCAP, ainda houve tempo para uma mini sessão fotográfica ao pé da emblemática Torre dos Clérigos!


Depois de um almoço à moda da Feminina, onde não faltou um grande Maneio, dançado por todas as tunas presentes, um medley e também o novo hit, "Casal Garcia - versão d'A Feminina", a tarde não foi propriamente como estavamos à espera... Aliás "espera" foi a palavra que mais a caracterizou! Chegadas ao centro do Porto aguardámos toda a tarde por um autocarro que nos levasse a conhecer a maravilhosa cidade Invicta. Durante esse looongoo período de espera, houve tempo para as nossas candidatas e caloiras fazerem um Rap sobre a chuva que teimava em acompanhar-nos, impedindo-nos de fazer o Passa-Calles. No final, infelizmente não conseguimos realizar o passeio, no entanto nem tudo ficou perdido, pois ficámos com a hipótese de o realizar aqui em Lisboa! =)

Depressa chegou a hora d'A Feminina, a primeira Tuna a concurso, subir a palco! As cortinas abriram-se, e o Barco d'A Feminina encheu-se de "passageiras" vindas da plateia e navegou numa maravilhosa viagem pelos quatro cantos do Mundo! No final, apesar de um grito, no mínimo peculiar devido ao fecho das cortinas antes do tempo, o nome A Feminina ouviu-se no Teatro Sá da Bandeira, o prémio Melhor Solista Vocal era nosso! Parabéns Salomé ;)

A noite continuou bem animada no bar "Estrela"! Entre risos, copos, danças e amizades travadas com as outras tunas, não faltou uns "Parabéns a você" cantados directamente à nossa Sara Teles! =P





Ainda durante a noite, eis que a nossa Feminina, Sara Almeida, descalçava a meia roxa e via a sua madrinha, Inês Barreto, colocar-lhe a escadinha na lapela! Parabéns Sara! Espero que este novo desafio te traga muita força de vontade para estares cada vez mais presente! =)

Este foi um festival de estreias para muitas femininas (incluindo eu)! Não posso deixar de dar uma palavra especial de Parabéns à Nini e à Filipa pelo seu primeiro festival (para a próxima já em palco não é meninas? =P); às nossas solistas do "Sodade"; à nossa violino e flauta que, apesar de muito nervosas, se portaram muito bem; à Rita "Açores", que se estreou a saltar pandeireta; e à Sara Pereira que se estreou na fila da frente. Parabéns meninas!

Por fim, um especial Obrigado às nossas Farmacêuticas (agora já é oficial!) que, mesmo com discussão de estágio na semana seguinte, dcidiram juntar-se a nós e passar mais um fim-de-semana em família!

Resta-me dizer que é um orgulho ser Magister desta tuninha =)

Adoro-vos!

II Retiro - Rescaldo

Depois de uns dias atarefados a pensar em tudo desde os preparativos mais banais (comidas, carros) até aos momentos mais especiais e que marcariam sem dúvida esta "reunião" de femininas, eis que chega a manhã de dia 5 de Março! O dia estava pintado de cinzento e a chuva não parava... Olho para o céu e penso "Pior que isto não pode ser!" Pode, acreditem! Verificou-se com o inicio, muito atribulado, da nossa viagem, que teve direito não só a uma chuva torrencial, como há falta de carros para conduzir as quase 40 femininas até à Nazaré (sim, um deles até começou a deitar fumo minutos depois de iniciar viagem!), fazendo com que muitas tivessem de ir de autocarro. Como se isto não bastasse o autocarro ainda avariou a meio do caminho...

Peripécias aparte, tudo chegou bem (embora a "conta-gotas") à Nazaré, onde nos esperava uma vivenda muito acolhedora, mesmo de frente para o mar.

Depois da azáfama habitual entre distribuir quartos, arrumar a comidinha e pôr a conversa em dia, depressa caiu a noite! Depois de um jantar em família, a noite guardava, às nossas candidatas e caloiras, algumas surpresas... Começando por uma sessão de vídeos, seguiu-se uma actividade que juntou escadinhas e meias roxas. Trabalhando em equipa e com garra (e alguma areia à mistura) venceram a tarefa que lhes foi "proposta". Esta noite culminou com uma partilha de sentimentos para o ano que se avizinha, deixando-nos a todas com a certeza de que com dedicação, responsabilidade e força de vontade iremos ultrapassar juntas todos os nossos medos!

O Sábado foi totalmente reservado para ensaiar!






Por cada canto da casa que andássemos havia sempre alguma feminina com o seu instrumento na mão a entoar notas que, pouco a pouco, formavam uma melodia e voilá! Alguém dizia "´Já sei tocar esta música!". Foi bem visível a motivação de todas, desde candidatas, muito concentradas a aprender, caloiras muito entusiasmadas a ensinar e a treinar, e veteranas a partilhar os seus conhecimentos musicais e experiências! A todas, mais uma vez Parabéns pelo esforço!! =)

O jantar teve lugar no Casalinho. Depois de uma bela refeição foi tempo de pegar no instrumento e nunca mais o largar (mesmo!!). Tocámos, tocámos, percorremos todo o reportório, até mesmo músicas que não tocávamos há anos... Tivemos ainda o privilégio de ouvir a maravilhosa voz da D. Fátima, que nos encantou com "Nem às paredes confesso".

A noite já ia longa quando saímos do restaurante, mas claramente ainda estava longe de acabar... Às nossas candidatas e caloiras foi dada uma tarefa nocturna enquanto a Sara Pereira, a Catarina Morgado e a Inês Pereira subiam mais um degrauzinho no seu percurso pel'A Feminina, e viam as suas madrinhas colocarem-lhes a escadinha na lapela. Parabéns meninas! Continuem a subir os degraus deste vosso percurso na tuna, essa escadinha é a recompensa pelo vosso esforço e dedicação!

Ainda durante essa noite, foi também altura de dar as boas vindas às mais recentes candidatas, que receberam assim o seu nome de Snaita. Espero que continuem sempre connosco, com a certeza de que cada dia podem crescer mais e mais!

O Domingo foi dia de regressar! Num instante arrumámos tudo e pusemo-nos de novo na estrada rumo a Lisboa. Para trás fica a recordação de um começo de 2010 em grande! Em que sem dúvida a palavra que mais o define é União! Espero que sintam que fazem parte desta grande família, que é A Feminina!

A todas as Veteranas e às ensaiadoras, um especial obrigado pelo apoio e esforço!