Sempre o mesmo frenético e óptimo mês de Maio…


10 Maio – 16 anos de Feminina

No dia 10 de Maio, 5ª feira, não se ouviram vocalitos, ensaios de vozes ou ensaios de naipes no Espaço Pharmacevtico. O barulho concentrou-se noutro lado. Escolhemos uma das mais quentes tardes desta tímida Primavera para trajar, agarrar nos instrumentos, pegar num copo, ou mesmo numa garrafa, e sair à rua. O encontro estava marcado no Arco do Cego e foi lá que a festa se deu! Cantámos, tocámos, animámos quem estava à nossa volta e demos os Parabéns a nós, A Feminina, por mais um ano de crescimento e alegria.

Ficou prometida uma jantarada a sério para comemorar!


18 Maio – Noites de Luar – um convite da TUIST

A Feminina aceitou mais uma vez com grande prazer, o convite feito pela TUIST para as suas Noites de Luar. Esperava-nos um mar de capas negras e o som de muitos e diferentes acordes, nesta sexta-feira à noite, no Arco do Cego. Os ingredientes estavam reunidos para ser uma grande noite, não fosse a chuva que ameaçou toda a nossa actuação e acabou por ganhar força nas actuações seguintes.

Mesmo assim foi um prazer! Obrigada TUIST! Vemo-nos para o ano…


19 Maio – Queima das Fitas 2012 – Não um fim…o Começo!

Não foram só as Noites de Luar da TUIST as vítimas da chuva… A Queima das Fitas de Farmácia também não levou a melhor…e dividida entre a habitual escadaria ao ar livre e o grande auditório da FFUL, fomos vendo os nossos finalistas, os seus amigos e familiares, comemorarem mais uma etapa vencida e o começo de mais uma.
Ao som das suas músicas e bem ao seu jeito, A Feminina desejou a todos os finalistas muita sorte e coragem para o futuro e animou um final de tarde tão importante e especial para todos os presentes.
Para as nossas finalistas…Um grande beijo…Mas não de saudade…Ainda é muito cedo!


24 Maio – XVII Sarau Académico  – "Le Grand Cirque FFUL"

Chegou uma das noites mais esperadas para os FFULianos e para nós, Feminina! Temos o maior gosto e orgulho em fazer parte deste espectáculo, não fosse esta uma das actuações em que sentimos mais aquele nervoso miudinho. Mais uma vez e como seria de esperar, foi tão bom tocar e cantar na nossa casa “Aula Magna” para a nossa casa “FFUL”. Aqui a magia é diferente…
Como não podia deixar de ser e como já vem sendo hábito, foi um dia de estreias e de diferentes acontecimentos.

Tivemos três apresentadoras e comentadoras mesmo ao nível de um grande circo - Buraca, Lidgy e Telão – muito bem!

Estreámos a nossa música de solista – “Ai Chico Chico” da Amália Rodrigues. Parabéns Sara Patrício e ensaiadoras. Desafio cumprido!

E a Bárbara, que em nossa representação brilhou tanto e tão bem no meio de tanta voz masculina, no meio da TAFUL em mais uma “Menina das sete saias”. Obrigada TAFUL pelo convite! Parabéns Bárbara!

Não podemos deixar de agradecer à AEFFUL e a toda a FFUL por mais uma vez terem sido um óptimo público, o nosso público.



25, 26 e 27 Maio – II Sal&Fonia na Cidade de Rio Maior

Dia 25 de Maio ao final do dia e às horas que foram sendo possíveis, os carros foram abandonando a FFUL com destino a uma novidade para nós…a Cidade de Rio Maior.

À nossa espera, estava a Sal&Tuna que nos ofereceu um grande e reconfortante jantar – febras, entremeadas, uma bela salada e muitos garrafões de sangria para acompanhar! Quando demos por nós estávamos numa animada roda, de instrumentos na mão, a cantar e a tocar só porque sim, só porque gostamos!

Mas a polícia não gostou…

A polícia mandou-nos embora, fomos parar a um bar, a Mustela caiu e fomos parar ao hospital! Isto tudo aconteceu por causa da polícia.

A CULPA DA MUSTELA TER TIDO UMA AMNÉSIA TEMPORÁRIA E PERGUNTAR PARA CIMA DE TRINTA VEZES ONDE ESTAVA E O QUE TINHA ACONTECIDO É, AFINAL, DA POLÍCIA!!!!!

Não foi agradável, nem é algo que queiramos relembrar (mas não podia deixar de referir) e por isso vamos antes recordar melhores momentos…o Passa-calles pelas ruas de Rio Maior. Foi regado, foi muito bem regado… Até houve apostas para ver quem era o “bucho” afinal! Invadimos uma farmácia e ainda dedicámos o “Titula-me” ao Farmacêutico. Não nos livrámos de beber da pipa da Bagatuna (que só para situar os nossos leitores, continha bagaço...mas do bom!) e quase fomos proibidas de fazer caretas!Terminámos este passa-calles num workshop de dança onde nenhuma de nós se inibiu de mostrar os seus dotes. Obrigada aos nossos guias pela constante companhia e animação nesta tarde!

Já jantadas e com pouco tempo para ensaiar, o processo de concentração teve de ser mais rápido que o normal. Ouviram-se os últimos conselhos, fizeram-se os últimos avisos. Houve o compasso de espera do costume e subimos ao palco da sala de espectáculos mais pequenina de onde eu me lembro alguma vez de actuar. O público estava ali…mesmo ali ao pé de nós…

Esta actuação tão intimista deu-nos os prémios de Melhor Pandeireta, Melhor Estandarte e MELHOR TUNA! Parabéns a todas!

Não, este não foi um festival normal. Chamar-lhe-ia mesmo, um festival atípico. Nunca nos saiu da cabeça os acontecimentos da primeira noite. Mas mostrámos bem que juntas conseguimos dar a volta. Aguentámo-nos, esforçamo-nos, soubemos dar a volta e sorrir!

E no fim, o que interessa é que tudo correu bem…um traumatismo curado (até ver), mais três prémios na prateleira e muitas boas novas recordações para guardar!

Até à próxima Rio Maior!





31 Maio – Arraial das Palmeiras

Chegou mais uma vez a festa que marca o finalizar de mais um ano lectivo. O tradicional Arraial das Palmeiras organizado pela AEFFUL.

Nesta noite, os caloiros orgulhosos trajam pela primeira vez, traçam a capa e são pastranos da FFUL!

Nesta noite os finalistas brindam à saudade e fazem promessas de não perder o próximo Arraial, nem o outro, nem o outro, nem o outro!

Todos os outros recordam mais um ano de aulas e exames, mas principalmente, mais um ano de festas e jantaradas, mais duas Farmos, mais tardes na esplanada do bar, mas um ano de bons momentos que só são possíveis na FFUL.

A Feminina encontrou-se umas horinhas antes na tasca do senhor Victor...E não podia ter havido melhor começo! Com as gargantas já aquecidas e uma outra boa disposição A Feminina esperou ordens para subir a palco. Este era pequeno para tantas Femininas, que fizeram não duas, não três, mas quatro filas para actuar mais uma vez para o melhor público, a FFUL! Não faltaram as modinhas do costume…o Maneio que põe todos os caloiros (e não só os caloiros) a dançar e o Titula-me, sempre uma música tão desejada! Nem o nosso grande hit faltou “E a Buraca dança o waka waka…”! Só por isto…impecável!




1 Junho – XVIII Noite de Tunas em Oeiras

O primeiro dia de Junho já não é Maio…mas está ali tão juntinho…Se no dia 1 de Junho, podemos sentir a ressaca do dia 31 de Maio, porque não podemos considerar esta Noite de Tunas, mais uma noite para o nosso grande mês de Maio?

Podemos…e se podemos!

Fomos convidadas pelo Grupo de Serenatas da Faculdade de Motricidade Humana para participar na sua XVIII Noite de Tunas! Noite de Tunas é uma noite que chama sempre por nós e é praticamente impossível dizer que não.

O palco era enorme…e ao contrário das cinquenta que somos, naquela noite parecíamos menos, bem menos. Mas tinha tudo para correr bem…Fizemo-nos ouvir em cima daquele palco e cantámos a Oeiras um pouco da nossa história.

Mas aquela noite ainda estava longe de terminar…

Meticulosamente, seis meias roxas foram levadas para a beira-mar de onde, após muito esforço e dedicação, saíram com uma escadinha na lapela, uma madrinha e bons momentos no coração.

Mareca, Regina, Bate, Montada, Daniela e Rute são hoje Caloiras d'A Feminina! Muitos Parabéns. É merecido. E isto ainda é só o começo de muita coisa...

Obrigada a todas as Candidatas e Caloiras que pacientemente esperaram que a magia acontecesse e nos recebessem a todas com um sorriso!

Assim foi o nosso “mês de Maio”…mas não, ainda não vamos de férias…

Leo