Cantigas (de) Maio

Passam os anos sem passar a azáfama do mês de Maio, período mais movimentado do mundo académico, e em especial da Faculdade de Farmácia.
Cá pl'A Feminina, o caso não muda muito de figura: vemos as nossas finalistas, de todas as hierarquias, deixar o "adeus" oficial à sua casa FFUL entre as labaredas na Queima das Fitas, actuamos para o nosso público favorito no nosso palco de eleição, apenas para uma semana depois estarmos, em registo popular, perante o mesmo público.

Muito trouxe o mês de Maio nas suas (quase) 5 semanas, aqui fica o nosso apanhado!

Queima das Fitas 2015
Se o ano passado foram as lágrimas de espectador a lavar a saudade, este ano nem o calor abrasador do dia 16 de Maio secou o mar de saudade que levava muitas Femilistas (fenomenais) ao topo da escada para queimar as fitas.
Entre familiares, amigos de longe e claro, as eternas companheiras tunantes bem perto, muitos foram os abraços e as palavras de carinho; magíster Montada, veteranas Dani, Mareca, Panda, Pónei, Fifi, Regi, Cá e Rute, (manas) caloiras Virma e retornada Concei, Filipa (Jubas), a nós, Femininas entre muitos (e todos os) outros finalistas, um brinde e um maneio!


XX Sarau Académico
Paragem obrigatória todos os anos, A Feminina não deixou de marcar presença no vigésimo Sarau de celebração do aniversário da nossa AEFFUL!
A noite adivinhava-se de sustos, surpresas e assombros, mas nem o cenário de Casa Assombrada que (com dificuldade) nos acolhia a todas conseguiu fazer com que o público não se deixasse enamorar pela (voz que cantava a) nossa nova música de solista Inês.
101 anos a marcar as histórias dos estudantes que por ti passam, parabéns AEFFUL!

Arraial das Palmeiras
Precedido por um jantar à maneira no senhor Gomes, arrancou tudo para o emblemático Arraial das Palmeiras, a última festa que a FFUL nos dá antes da (belíssima) época de exames - onde entre maneio, hino e outras titulações, não deixamos ninguém pela mão, não fosse esta a Noite de Farmácia dedicada a todos os caloiros da FFUL...ou já deverei escrever pastranos? :)


E depois deste mês de Maio, venham mais cinco (ou mil) meses, de uma assentada!

A nórdica regressada,
Irma

Cidade de Neve, de Roxo vamos pintar!

Foi na Covilhã que ficámos enfeitiçadas definitivamente pela magia d’A Feminina. Acolhidas pela EncantaTuna e sempre acompanhadas pela nossa Roxa, vivemos o nosso primeiro festival no V Feitiço.

Como não podia deixar de ser, fomos apresentadas aos conceitos básicos de qualquer festival: às festas (até às tantas), ao mítico Passa Calles (que nos deu a conhecer melhor os encantos e recantos da Covilhã) e tudo isto apenas possível devido ao conceito de “guias” – um agradecimento especial, foram magníficos!


Embora mais de 50, o nervosismo para o palco era só um (e a viola estreante Valquíria certamente contribuiu), e um sentimento de família crescia em nós. Depois do ensaio “geral”, algures nos corredores da UBI, chegou o momento pelo qual tanto ansiámos: a actuação.

Afinámos as vozes (sem chá de menta) e, já roucas, atacámos o palco do V Feitiço como só A Feminina sabe fazer: entre interlúdios e canções, trocámos olhares nervosos, mas seguras de que era ali que pertencíamos. Terminado o grito: “Para para, para para, para para pa pa FARMÁCIA!” saímos do palco orgulhosas desta Tuna que temos a sorte de acompanhar.

Os pormenores da última noite enfeitiçadas ficam entre nós, e com eles as memórias que só cria quem vive tão fantásticos momentos mas domingo, cansadas, afónicas e doridas, voltámos para Lisboa, do nosso primeiro festival, com a certeza de que é esta a Tuna que queremos ouvir!



É aqui que pertencemos,


Sara Mateus e Inês Gouveia, Candidatas da Tuna A Feminina