III Sellium - Tomar 2007



Na Terra dos Templários, sob o Luar que cruza o Convento de Cristo, A Feminina vestiu o Traje negro para encantar as margens do Nabão. Entre o Maneio, a Noite de Farmácia e a peculiar Chamateia versão rítmica, a festa foi constante! Sorrisos à Solta, quem estava à volta não continha a vontade de se juntar à alegria que os instrumentos e as vozes já roufenhas proliferavam! Foram merecidas as lindas Serenatas que a V Comenda, grupo de Serenatas composto por elementos da Tuna Templária de Tomar, ofereceu às “donzelas” farmacêuticas que enternecidas ouviam, de capa traçada, bandolins e bandolas acompanhados das (lamechas!!) palavras apaixonadas dos “trovadores”.




E assim se fez o Fado d’A Feminina em Tomar: o Espírito imparável, a rebeldia, a irreverência, a alegria e a vontade de estar em palco e sermos unas espelhou-se nos prémios que trouxemos: melhor instrumental, melhor estandarte (grande Lidgy!!), Tuna + Tuna (gritado em palco por todas as Cavaleiras de Sellium, tuna anfitriã) e Melhores Pernas (prémio atribuído pelos espectaculares Guias (os nossos e os outros!!). Ficam ainda na memória as palavras daqueles que no segredaram aos ouvidos “vocês é que deviam ter ganho Melhor Tuna!”, “Foram as melhores!”… Obrigada a todos os Amigos de Tomar e às Cavaleiras pelo Grande Festival que nos proporcionaram! Esse sim é o verdadeiro prémio: estarmos juntas e fazermos aquilo que fazemos melhor – beber, tocar, cantar, beber!... Quero dizer com isto ESTAR JUNTAS E SERMOS UMA SÓ: SERMOS A FEMININA!


Noite de Serenatas 07 – Aveiro


Rumo ao Norte, A Feminina seguiu até Aveiro para o seu primeiro festival 07/08! A expectativa era muita… Para algumas meias roxas, era o primeiro festival, para outras, foi a primeira subida ao palco como Vet! O ambiente vivido no Festival, junto com a TFEUP, a Gatuna, a Tuna Maria e a Tuna Feminina da Católica do Porto, foi espectacular! Muita música, animação e grande espírito se partilhou entre as Tunas.

Lá fomos, no autocarro do Sr. Rodolfo (vulgo, Sr. Roberto), já com um nervoso miudinho da noite que se aproximava! Grande Noite de Fados! Foi ao som de Barco Negro e Menino do Bairro Negro que a Salomé e a Rita Blue silenciaram quem assistia estupefacto à actuação das suas lindas vozes! E para aquecer a noite, umas castanhas assadas e uma noite no bar da Universidade de Aveiro. Uma noite onde a peculiar criatividade das nossas Candidatas a Femininas mais uma vez surpreendeu…

Tarde de Jogos Tradicionais (e outros!) não podia correr melhor! Ganhámos Jogo do Stop, duas equipas vencedoras na Sueca, uma boa apanha bolas e o Jogo das Cadeiras teve de acabar mais cedo porque derrotámos toda a gente, ao ponto de ficarem apenas em jogo as nossas meias roxas!!! Ah sim… ainda marcámos uns pontos no Bowling, né Beza??

Enfim! A Tarde animada pela boa disposição da nossa Tuninha!!!

Dali voámos para o Palco do Auditório da Universidade de Aveiro! Vai Tuna!!!! A emoção foi inexplicável! Estarmos juntas em palco é sem dúvida um momento que devemos sempre guardar na memória, para nos dar força para que continuemos a Crescer! Viva o double FRI! =p

Tuna mais Tuna.

Melhor Tuna.

Palavras para quê?

Por tudo, obrigada Aveiro!

… A Tuninha quando passa com o Traje negro p’ra lá!...