Marias 2008

Depois de todo o trabalho, empenho, preocupação e euforia próprios do nosso primeiro festival “Traçadinho”, nada melhor que um convite para o Marias, festival de tunas femininas organizado pela tuna Maria da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Para além de muita alegria e animação, prometia ainda avivar o espírito e a união de todas as Femininas.

Rumo à margem sul do nosso Tejo, os nervos para a apresentação do nosso musical, O Fantasma da Ópera, estavam à flor da pele. Combinavam-se os últimos pormenores e faziam-se os últimos acertos, tentando fazer com que as horas dispendidas para o tão esperado momento se concretizassem num perfeito enlace entre Música, Teatro e Canto!

À chegada, tínhamos à nossa espera um jantar de gala. Ocupando 3 grandes mesas redondas, meias roxas candidatas, escadinhas caloiras e Colheres de Veteranas não deram tréguas: a cantoria, os brindes e a animação foram uma constante! O iniciar repentino da apresentação dos Musicais quase não deu tempo para pensar, e os nervos só se começaram a sentir já estávamos nós... no palco! Um Fantasma da Ópera ao jeito da Feminina deu lugar a risos e aplausos da plateia, de onde as Veteranas olhavam com orgulho para Candidatas e Caloiras, que tão bem souberam representar a Farmácia que levam na Lapela.

E porque a noite ainda mal começara a sorrir, seguimos para a festa da FCT, com bandas ao vivo, como os Hi5, que nos animaram a noite e fizeram a Feminina curtir o espírito mais 80’s e mais rockeiro que há em si.

Sábado, segundo dia do festival, seguimos para o outro lado do rio para um almoço que iria proporcionar mais um pouco de convívio entre as tunas. O almoço não se prolongou. Ainda haviam algumas arestas para limar na nossa actuação e precisávamos de um tempinho para ensaiar antes do check som.

Estes momentos mais técnicos e de maior concentração, repercutiram-se numa tarde descontraída e bem animada. E porque a Festa Feminina tinha metade do Pensamento em Sintra, foram algumas Vets e Caloirinha à Paisana dar os Parabéns, de Capa Traçada e Intrumentos na Mão, à Noiva que mais BOMBA!! Fomos até ao casamento da nossa Inês Barata, deixando alguma malta a curtir os work-shops de salsa e kizomba oferecidos pelas Marias! O grande espírito Feminina dos dois lados da nossa Lisboa!

E para quem achou a tarde animada, então foi porque perdeu o jantar! A música, a dança, os risos e a alegria não tiveram fim. Estivemos na companhia da anTUNiA e da ALMATUNA e até um senhor do coro cantou para nós...OLÉ! O jantar acabou com o brinde d’A Feminina, já todas reunidas, para aquele momento que nos dá coragem e pensamento positivo para mais uma actuação!

A hora aproximava-se e finalmente… o palco do Grande Auditório! As luzes acesas mal deixavam ver o público que enchia a plateia… E uma semana apenas de ensaios, devido à inteira dedicação que devotámos ao Traçadinho, deram azo a algum desconforto inicial… mas basta uma troca de olhares, um sorriso, e a intimidade que nos une permitiu-nos superar em conjunto os desafios e obstáculos, fruto de alguma insegurança e nervosismo, naquele sentimento que sempre se perpetua… Como se fosse a primeira vez! Mas A Feminina não larga o Sorriso, e imprime na Música todo o seu amor e dedicação, pelo que a presença foi una até à saída de Palco.

Os grandes nervos da nossa actuação deram lugar a um nervoso miudinho da entrega dos prémios… E o prémio de melhor pandeireta vai para… A Feminina!!! Já todas aguardávamos o dia em que o nosso naipe mais irrequieto iria explodir de alegria e via reconhecido todo o seu trabalho e dedicação (não dissessem elas que são o naipe mais forte!). Um Prémio já há muito merecido! Parabéns a todas as pandas (mesmo aquelas que não puderam estar lá a saltar).

Acham que ficamos por aqui? Naaaaaaaaaaaaa….
E o prémio de melhor solista vai para… A Feminina!!! E dá-se o esperado e desejado moche à Salomé! Ah fadista! Grande esforço...grande dedicação...mereceste este prémio! “seu nome próprio …Maria, seu apelido Lisboa!”… simplesmente lindo! Parabéns Salomé!

E ainda o prémio do canal UP, prémio que esteve em votação na internet e onde o público pôde escolher a sua tuna preferida. Foram votos em massa! Obrigada a todos (e a nós também)!

Também é de dar os parabéns a todas aquelas para quem foi o primeiro festival a concurso, a primeira actuação, ou o primeiro festival a tocar. Estiveram todas muito bem!

Stress e nervosismo ultrapassados, veio a festa. Foi no Dunas que nos juntámos todas e até ao amanhecer curtimos o espírito e culminámos assim um festival muito especial!

Por falar em Especial, chegaram ao Dunas 4 Colherzinhas mirins, que nesta noite de Marias receberam um reconhecimento muito especial! Subiram o último degrau e são hoje Excelentíssimas Veteranas da nossa Feminina! Parabéns pela Dedicação, Presença e Devoção à Tuna! A Tuna já não faz sentido sem vocês, e agora a Responsabilidade é outra! Bem-vindas Excelentíssima Veterana Ana Sofia Antunes, Excelentíssima Veterana Maria Paisana, Excelentíssima Veterana Inês Botas e Excelentíssima Veterana Joana Cruto! Vocês merecem!

6 comentários:

Sofia disse...

sem palavras! =)

*

Anónimo disse...

Adorei o post!
Não tive lá mas deu para ver que se divertiram à grande! E já agora parabéns pelos prémios!
Parabéns também à vossa estandarte q tive oportunidade de ver no Traçadinho e adorei! não sei o nome, só sei que é ruiva e é "o terror do microfone"! Consegue fazer aquilo com imensa pica, mas ao mesmo tempo muito feminina, adorei! sempre quis ser estandarte mas nunca me deixaram porque era precisa noutros instrumentos por isso diverto-me a reparar nas outras, e sinceramente das tunas femininas que tenho visto é das que mais gostei, ela sabe conjugar todos os "ingredientes" mt bem.

Beijinhos a todas, e passem no nosso blog:
www.baritunas.blogspot.com

Pipoca (Barítuna)

Anónimo disse...

Se é que permitem, decidi comentar este post, porque estive presente no dia em que cantaram no Marias, pois sou um aluno da FCT e tambem um membro da anTUNiA. Foi curioso ter achado o vosso blog, pois eu estava mesmo a procura de um sitio para ouvir uma musica vossa, o "Titula-me" (Se o titulo não for bem assim, desculpem lá...não tinha bem a certeza), e como achei o vosso blog, achei que a melhor maneira de achar a musica seria vir a fonte. E iria deixar aqui um pedido...se fosse possivel, eu gostava bastante de ter essa musica em MP3 ou assim. Se não puderem, agradeço na mesma e compreendo. Aqui fica o meu agradecimento e os meus parabens um pouco mais pessoais pela vossa prestação. Boa Sorte e quem sabe, até para o ano =D

***
Pedro "Peregrino" Oliveira

PS: o meu contancto é xpto2025@hotmail.com

Anónimo disse...

queremos fotos do traçadinhooo :)

Sofia disse...

PARABÉNS TUNINHA!!!!!!!!!


la la la la la!!


12 aninhos! =D

Jorge Bastos disse...

Assisti ao vosso «show» em Leiria e só posso dizer maravilhas...senti a vossa boa disposição e empenho...linda actuação meninas ;)

Boa sorte para o futuro.

Beijos.