II Rosas do Liz


“Leiria vestiu-se de negro e rosa no passado dia 17. O Negro das capas de centenas de alunos que chegaram ao fim desta etapa festejando assim a sua Benção das Pastas e o Rosa do II Festival organizado pela Noctuna, que trouxe a Leiria as tunas no feminino, este ano com o tema "Poesia Cor de Rosa". In Portugaltunas.com

Já o Sol aquecia quando a Tuninha partiu rumo à Cidade de Leiria, para acabar em força o ano de grandes festivais que se viveu em 2007/2008! Depois de um Grande Sarau AEFFUL, sob o tema de Mitos e Superstições a combinar com a 13ª edição (só faltava ser sexta feira!), recordávamos ainda as palmas dos nossos Colegas e as vozes da Aula Magna a acompanharem-nos no nosso sempre aclamado Titula-me!
Chegado o Sábado de 17 de Maio, partimos então para encontrar, à nossa espera, a Noctuna e o guia muito sui generis David, que nos esperavam preocupados com as horas que passavam, dado que, como já é hábito, nos perdemos no caminho! (Iamos lá nós adivinhar que haviam 500 pólos do Politécnico de Leiria espalhados pela cidade!)
Conseguimos ainda almoçar quase todas, antes de partir rumo à Câmara Municipal, na praça em frente da qual os estudantes finalistas abanavam as fitas das suas pastas! Esperava-nos uma Recepção das tunas nos Paços do Concelho por elementos representantes da Câmara Municipal! Apesar dos atrasos (sim, outra vez bolas!!!), lá nos “medalharam” antes de partir para o hilariante Passe-calles que se aproximava! Todas com o seu instrumento (sim, o contrabaixo também foi!!!) e de peruca cor de rosa (a guardar recordações de um grande Rock in Rio 2006), lá fomos nós, ao rigor do Tema do Festival (Rosas do Liz – Poesia Cor de Rosa), animando, divertindo e cantando, sob um Sol descoberto e abrasador! Passámos pela Câmara Municipal, o terreiro, a rua direita, a Praça Rodrigues Lobo, o Jardim de Camões, a Fonte Luminosa, o Teatro Miguel Franco… e em todos os postos esperava-nos algum desafio preparado pela Tuna de Leiria: cantar uma dança com coreografia, em que o nosso Maneio foi acompanhado por um desfile de Finalistas entusiasmado pela música… a Serenata (a nossa Chamateia açoreana!), um quizz sobre Leiria e a Noctuna (obrigada guias pela ajuda!), um lema para o Festival (saiu um Rosas do Liz, o Festival que nos faz Feliz!), etc, etc… a imaginação ao seu mais alto nível, acreditem!

A chegada à Escola Superior de Tecnologia e Gestão deu lugar a um Check-som estranho… sem as ensaiadoras, nem a solista, nem “metade” dos instrumentos presentes, acompanhado ainda da “simpatia” dos J Los lá do sítio que nem vale a pena referir… Safou-se bem a nossa Paisaninha, que nos ouviu do lado da plateia e tratou de tudo! Pousados os instrumentos cansados, a pausa antes do jantar fez-se acompanhar da chegada do resto da maltinha, que entre muito trabalho e queima das fitas, lá conseguiram chegar ainda com uma força enorme para dar 100% à Tuninha! Cansaço? Que é isso??? Bora curtiiiiiiiiiir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fomos a 3ª tuna a subir a palco… no Portugaltunas lê-se: «A seguir ao intervalo actuou mais uma tuna vinda do Sul, A Feminina - Tuna Académica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Uma tuna que primou pela alegria contagiante ao longo de toda a sua actuação, em que o principal destaque foi as pandeiretas e os estandartes, além da diversidade musical.»
Eu não poria as coisas assim, vah! Podia falar dos nervos… mas ia cair em cliché… Posso falar dos momentos Cor de Rosa que levámos (o que é que há mais cor-de-rosa que as revistas Maria, Telenovelas, etc?) … Posso falar da nossa Maria Lisboa sob a linda voz da nossa Rita Blue… (lindo)… Posso falar, vah, das pandas e da sempre sensual Lidgy - Estandarte … Posso falar da nossa estreia quase perfeita do Venham mais 5, também =)…
Mas vou deixar-vos só com estes lamirés e um gostinho de “quero saber mais”… Podia falar-vos de mil coisas! Mas vou apenas dizer-vos que aquela nossa união… aqueles momentos do ensaio geral até ao palco… só existem porque todas nós queremos estar ao nível do nosso trabalho! E o trabalho e o esforço são recompensados nos minutos que se seguem, em que a Amizade se mostra o Ponto Forte da Tuna A Feminina! Somos grandes quando estamos todas juntas! E isso… ninguém nos pode tirar!
Um Melhor Estandarte e Melhor Pandeireta, foram os primeiros prémios a encher os braços d’A Feminina em Palco, mas foi o Tuna mais Tuna que me fez dar aquele salto de Euforia! O que eu gostava de vos abraçar a todas nestes momentos…
Foi uma longa espera até ser dito… O Prémio de Melhor Tuna vai para … A FEMININA!!!! E o inexplicável acontece! A alegria foi avassaladora e a invasão de palco inevitável! Nunca um prémio deu lugar a tanta emoção… Ensaiadora, magister, veteranas, caloiras, candidatas, pré-vet!... todas agarradas e a saltar o Quanto A FEMININA DOMINA!!!! Um grande momento! Para recordar!!...

E pronto… seguimos até às nossas caminhas para que algumas pudessem descansar… sim, porque outras… bem! Há segredos que se levam com A Tuna e que apenas podem ficar entre aquelas que os vivem! Desta conversa posso apenas dizer-vos que tiraram 4 Snaititas as suas Meias roxas, para serem “amadrinhadas” e receberem o símbolo de quem é caloira d’A Feminina! Receberam escadinha a nossa ElectroSnaita, Snaita à Chef, BezaSnaita e DámaSnaita! Parabéns meninas! Mais que merecido!
E assim voltámos do último festival deste ano… Passado em Cheio, com grandes novidades, actuações, novos prémios, novas músicas… Enfim. Um ano que desde a nossa Grande TOURNÉ 2007 em Vila Viçosa tem sido recheado de Bons Momentos e Grandes Emoções! E um grande TRAÇADINHO também! =)

Depois do Rosas do Liz, seguiu-se o Grande Arraial das Palmeiras em frente ao Castelinho da nossa FFUL!... Os DentalAwards dos quais já falámos… e ontem foi o sempre Memorável Arraial das Guias da Parede, que a nossa Bofinha nunca esquece de convidar! Uma actuação ao nível dos 2 Golos que deram a vitória a Portugal no seu primeiro jogo do Euro 2008, contra a Turquia!
Próximas paragens a mencionar: Santos Populares em Lisboa e Festa do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira! Ah pois é… A Feminina não dorme! =)

2 comentários:

pascucas disse...

de todos o festival mais emocional.
foi mm um festival mt especial e q finaliza um grande ano de tuna!
:)
sem palavras!

beza disse...

O ano a acabar tão como começou...aveiro, grandeee! leiria grandee! :D deixaram algo mto especial...

sim, mto emocional...lol...