Maio, longo Maio


Pois é… estas 2 últimas semanas foram qualquer coisa! É difícil descrever o trabalho e a dedicação que foram necessários para que tivéssemos este grande saldo positivo no final! Não me vou estender com grandes textos, visto que nem toda a gente pode tirar 1 hora do dia para ler as mil palavras que seriam necessárias para descrever os sentimentos que nos percorreram as veias estes últimos tempos!
19 Maio - XIV Sarau Académico
Pois é, mais uma vez o público FFULiano recebeu-nos com o calor e a energia que só uma Aula Magna cheia de estudantes (e os nossos queridos professores, funcionários, namorados, pais, irmãos, …) poderia transmitir! Não foi fácil explicar em 7 minutos o que andámos a fazer este ano… se ao menos tivéssemos parado por uns meses!.. Mas até Janeiro e Fevereiro tiveram o grande momento de gravações em estúdio, e era impossível não partilhá-lo com todos aqueles que nos aturaram o ano inteiro! Claro que a maior surpresa foi mesmo para a nossa TAFUL… sem vocês o nosso vídeo não teria tido o mesmo sucesso, assim como sem a vossa eterna dedicação à Feminina na vossa apresentação nos torna, nós sabemos, imprescindíveis na vossa vida! É com carinho que vemos o quão atentos estão aos passinhos que vamos dando na nossa tuninha! E obrigada principalmente pelo verdadeiro abraço que sabem dar no final =)

22 e 23 Maio - VI Tradições em Lisboa
Este festival surgiu a meio de duas semanas muito importantes na nossa FFUL (entre sarau, arraial, queima do grelo, …)! E é difícil pensar em como será possível enfiar os ensaios ainda necessários entre semanas intensas de festas e avaliações! Para quem não sabe, somos cerca de 50, por isso imaginem o quão difícil é coordenar o máximo possível para os “treinos”! Não foi fácil, mas entre candidatas, caloiras, novo instrumental, nova música de solista (diferente ainda da ensaiada até ao sarau!), … A Feminina vestiu o Traje de Lisboa a rigor para ir cantar entre “engenheiros”! É difícil explicar a nossa entrada no jantar de Sexta-feira, mas acreditem que o mix Açores-Brasil colou logo a atenção de uns quantos mocinhos que “guiaram” este festival! Cof cof! A verdade é que não parámos, e lá percorremos um repertório que chegou à nossa mais recente rapsódia “estrangeira”, que em minutos construímos na inesquecível actuação de 13 de Maio, a bordo do Lisboa Vista do Tejo (com direito a jantar de gala e um passeio ao pôr do sol nas margens da nossa Lisboa)! Conhecemos as novas instalações do Real República, no bairro… o que nos trouxe alguma saudade do bar que mais valia a pena na antiga Expo =/ Mesmo com um espaço mais apertado, pusemos o bar a dançar o Maneio e a vibrar com a nossa Titula-me! Sábado esperou-nos com longas horas de nervosismo e ensaios intensos, uma grande tarde de convívio, e uma grande desilusão perante o palco mais pequeno em que já alguma vez actuámos… nós em palco, mais os microfones e as colunas de retorno deixaram pouco mais de 4 ou 5 metros para as nossas pandeiretas e estandartes (só elas são 6 ou 7!)… O sentimento foi geral… sem elas não somos A Feminina, e todas sentimos um grande aperto ao pensar o quanto elas iam ter de se esforçar para dar o melhor, quando esse não podia ser o máximo que elas tinham para oferecer! Fomos para palco sem medos, e mesmo com o desafio do espaço, o cansaço, e o nervosismo, sorrimos, cantámos e encantámos! Das 5 Tunas a concurso, fomos a 2ª Melhor Tuna e a Tuna mais Tuna! =) A verdade é que o momento alto da noite se antecedeu aos prémios, e o primeiro grande reconhecimento de 3 femininas chegou na noite de 23 de Maio! Depois de longas horas com as Veteranas (em momentos indesvendáveis) saíram sem a meia roxa as novas caloirinhas d’A Feminina: a Carolina, a Buraca e a nossa Enrola! Por toda a dedicação à Tuna, por todos os momentos, por todos os sorrisos que nos fazem brilhar no rosto… Obrigada! Por todo o empenho e dedicação, Parabéns! Parabéns a vocês e às madrinhas que com muito orgulho vos deram a vossa escadinha: Leo, Mary Jo e Pascucas ;)

28 Maio - Arraial das Palmeiras
Preciso dizer alguma coisa? É o nosso ARRAIAL! É a nossa FFUL!

30 Maio - II Lisboa menina & moça em Lisboa
Foi preciso respirar bem fundo para encarar com tanta força este festival! Os meses de treino tinham sido insuficientes para vencer no ISEL, e íamos concorrer com algumas das melhores Tunas de Lisboa: TFIST, Damastuna e ESTEs La Tuna. Para além de aperfeiçoar o alinhamento de dia 23, ainda tivemos de corresponder ao desafio da SamariTuna para compor uma música para o Poema “Teu nome Lisboa”! Foi assim que veteranas, caloiras e candidatas (mesmo as mais novinhas!) se juntaram em força para chegar, ver e vencer! Era tudo ou nada, a prova do esforço de um semestre! A verdade é que cientes de que estávamos prontas para dar o máximo, curtimos uma grande tarde na Lusófona! Sempre bem servidas pela Tuna da casa, e sempre com o Megafone na mão! Fomos imparáveis e acho que falo por todas quando digo que foi das melhores tardes que já passámos! Parabéns a todas pelo espírito incansável, e a todas as que foram a um festival pela primeira vez, pois sem vocês não teria sido tão perfeito! Subimos a palco. E a Energia que partilhámos naquele palco foi indescritível! Tocámos com uma g’anda garra do início ao fim, cantámos com a maior pujança, tivemos umas solistas no seu melhor, e um espectáculo de Tuna como planeado, ensaiado, desejado e finalmente realizado! Pudemos ser nós, mesmo tendo o palco obrigado as nossas estandartes e pandeiretas a saltar mais abaixo, mesmo em frente ao júri! Palavras são poucas para descrever o que é receber 5 PRÉMIOS de 7! Num festival dedicado todo a ele à nossa cidade de Lisboa, fomos galardoadas com os prémios de Melhor Estandarte, Melhor Pandeireta, Melhor Desempenho Instrumental… o grande prémio de MELHOR TUNA e o nosso sempre tão desejado TUNA MAIS TUNA! Obrigada e Parabéns a todas pela Feminina que somos! Que orgulho! A acabar uma grande noite, só mesmo uma grande passagem a Veterana! Também tu, Bárbara, tiveste o teu reconhecimento esta noite, e por tudo o que és e tudo o que dás à nossa Feminina, bem-vinda ao lado das Colheres! Os meses de Junho e Julho aguardam-nos com menos convívio, muitas horas de estudo e uns quantos dias de exame! O importante é não desesperar e ir matando saudades da Tuninha com uma visita ao blog, umas conversas em dia pelo msn, algumas saídas e acima de tudo dando uns toques no nosso instrumento, dar um giro pelos Santos, Arraial da Udifar, … enfim. Ir aquecendo o coração com recordações, saudade e acima de tudo, muita dedicação ao nosso Grande Festival… o nosso II Traçadinho!

1 comentário:

Sofia disse...

Um grande BEIJO!*