VII Moura Encantada - Inesquecível Faro!

19 de Novembro – Magusto FFUL

Já não é a primeira vez que a nossa FFUL recebe o São Martinho na véspera de uma grande viagem d’A Feminina (no ano passado, esperava-nos o aeroporto da Portela para nos levar até aos Açores). Este ano, e pela primeira vez no Historial da nossa tuninha, o nosso rumo seguiria até ao Sul: Faro!
O Magusto 2009 foi sem dúvida um sucesso daqueles gigantes! O 4º ano recebeu, na nossa casa, caloiros de Farmácia, de Medicina, de Geografia… um mar de gente que, mesmo sem Castanha Assada nem Água-pé, fez, daquela, uma noite memorável pelo convívio entre estudantes, ao som das grandes Tunas de Farmácia (e da nossa homenagem aos amigos Tafulianos com o “Ferreiro, DJVibs, Sarasasa Sarasasaasa”), e claro, do sempre aclamado Nuno Teclista, que já deixa também ele um legado no átrio do “F”!

20-22 de Novembro – Faro

À hora combinada, com o Traje vestido e a capa preparada para mais uns dias que prometiam deixar histórias para o Livro de Recordações de Tunante, atravessava a Avenida a nossa Feminina, de instrumento às costas e mala na mão. O autocarro encheu de expectativa, alegria e a euforia que já é, no mínimo, normal nestas viagens, que nos levam a mais um grande Festival!
No caminho, fizeram-se umas chamadas e lá se marcou um restaurante para encher a barriguinha antes da grande noite que nos esperava! Umas quantas das nossas 45 meninas estavam ainda em Lisboa, algures em Palmela, a brilhar com as mais belas vozes da nossa Feminina para uma daquelas actuações que nem Faro nos permite recusar! E representaram como ninguém a nossa Feminina... e por isso! Obrigada! Foi assim que a nossa viagem a Faro conseguiu ficar paga! =)

Contas feitas (não muito bem à primeira!) e chegada a nossa guia (ou pseudo, como lhes chamamos no nosso Traçadinho) Marina, voltámos para o autocarro para seguir até, finalmente, o nosso destino! O Florindo (porque foi proibido o “Sr.” antes) não nos recebeu assim com grande sorriso, e no início ficámos na dúvida como lhe explicar que para além de ocuparmos as 27 camas… Íamos ocupar o chão com colchões e sacos-cama dado que éramos… bem! 45! Mas a simpatia destas Famacêuticas derrete corações, e rapidamente o Florindo nos disse: esta casa é vossa! =) E distribuídos quartos, organizados banhos, e bem arrumadas as malas e os instrumentos, as 45 comportaram-se como uma autêntica Família Feliz =)
Na verdade, o “dormir” rapidamente passou a preocupação secundária, porque em Faro recebem-nos assim: o Bar era nada mais nada menos que na Rua atrás da Pousada!!! Num minuto, literalmente, chegámos ao BA! Logo que entrámos, foi-nos proposto um desafio: estavam destinadas 2 garrafas de 2L de bebida para cada Tuna, e à Tuna mais rápida a “despacha-las” ganhava um prémio! Claro que a Feminina quando vai a jogo, dá o seu melhor! E rapidamente se deitaram abaixo os 4L! E só foi possível porque todas contribuímos e brindámos como se “não houvesse amanhã” à nossa Feminina!!... Já acompanhadas pelo Carapinha e o François, tivemos de esperar pela 1h da manhã para ver chegar as nossas restantes meninas, depois de uma longa viagem da Capital até ao Algarve, sendo recebidas com saudade e a sensação de que, agora sim, estamos todas! Podemos festejar!! E assim foi a nossa noite, entre “copos e folia”, até às 6h da manhã! Só nos deixámos vencer pelo sono e o cansaço quando as ensaiadoras nos deram na cabeça, e lá seguimos modo “pudim”!

No Sábado o almoço foi na cantina, e aqueles minutos de espera antes de entrar foram bem partilhados com a Tuna d’Elas, Tuna Feminina da Universidade da Madeira, que para além das muitas recordações que trouxeram não só a quem já viveu um Encantunas, mas também às nossas Madeirenses, nos acompanharam em constante adrenalina durante o dia todo!
A música não parou até entrarmos no Campus das Gambelas, e tão depressa não esqueceremos a grande roda de Maneio que Castelo Branco e a Madeira fizeram connosco, deixando os Guias de todas a dançar no meio!
A tarde findou com uma série de jogos tradicionais e desafiantes, que culminaram com um duelo de pandeiretas memorável, que levaram à final a nossa Madeirense e grande pandeireta Santareno e a Tuna da Madeira, que numa extraordinária sinergia, deixaram-nos a todas de “boca aberta”! Brutal =)
Fomos a última Tuna a concurso, e, até subirmos a palco, os nervos cresceram e deixaram-nos a estremecer… Por mais palcos que pisemos e ensaios que tenhamos, aqueles minutos antes de olharmos para o Público e sentirmos o apoio “daquele” lado, passam mesmo devagar…
“Srs Passageiro, última chamada para o Barco d’A Feminina”! A cortina abriu e apenas 15 tripulantes Femininas estavam a postos… e antes que a viagem começasse, foram feitas as despedidas do nosso Público pelas nossas “passageiras” (Obrigada Castilho pela tua presença fundamental)! Já está: 45 em palco! E siga esta viagem frenética até ao último destino! Desta vez não voaram sapatos, e o medo de um palco pequeno (pois antes de levar umas obras o Auditório das Gambelas não estava preparado para tanta canalha!) foi dissipado quando vimos que afinal estava tudo mais que perfeito!
Respirámos fundo e depressa as Magisters foram chamadas a palco… A Feminina chegou-se à frente umas quantas vezes =) Tuna mais Enxarcada! Melhor Pandeireta! Melhor Estandarte! Melhor Solista… e por fim… MELHOR TUNA!

A noite seguiu com a felicidade que podem imaginar, e, acima de tudo, fica na recordação o grande convívio que se sentiu entre as tunas, e principalmente pela recepção inesquecível da Feminis Ferventis e dos Guias e apresentadores do VII Moura Encantada, que com uma contribuição em pleno “Viagra” do nosso Grito e uma boa disposição invejável, ficam na memória de todas as Femininas!

Resta dizer, antes do Ponto Final, que especial foi esta noite também pela Passagem de mais duas Escadinhas a grandes Colheres desta Feminina! Foi até o Sol ter força para aquecer o gélido traje! São hoje Veteranas da nossa Feminina a Vânia e a Su, que tanto orgulho deixam a quem as viu crescer e chegar com tanto Mérito tão longe, tão alto! Parabéns meninas!

Sem comentários: