V Retiro d'A Feminina - Amieira

Sexta-feira, dia 8 de Março, pelas 17h, as Femininas começaram a chegar à FFUL. À porta da faculdade formou-se o habitual amontoado de malas, comida, bebida, instrumentos e boa disposição. Ia tudo direitinho para o V Retiro d'A Feminina.
 
Após estar tudo nos devidos carros, partiram os primeiros rumo ao que, pensávamos nós, ser Leiria. A viagem durou, durou e durou, passámos Leiria e pensámos que estavamos mais perto...mas não. O nosso destino, Amieira, era afinal a Amieira de Coimbra e não a Amieira de Leiria...Estamos a falar só de 50km que no meio de uma chuvada imensa fizeram toda a diferença. Felizmente, mesmo com alguns precalços (já habituais nos nossos retiros), chegámos todas bem e prontas para começar a noite.
 
Reconhecido o espaço, foram várias as ocupações que se arranjaram até que chegasse toda a gente e o jantar estivesse pronto... Houve histórias de terror e loucura ao piano. Já todas juntas e com o estômago aconchegado, foram-nos dadas as boas-vindas ao V Retiro d'A Feminina e em constante brincadeira, passámos à primeira tarefa de Caloiras e Candidatas.
 
Andamos a pintar Lisboa de Roxo...e isso jamais seria esquecido no Retiro. As nossas Escadinhas e Meias Roxas deram resposta e muito bem ao nosso desafio. Apresentar, de forma divertida, "O que é o Crowdfunding"; "O que é ser de uma tuna"; "Porque é que as pessoas nos deviam apoiar no MassiveMov"; "Em que contribuímos para a Música, Lisboa e Faculdade" e por fim um flasback de tudo o que já tinha sido feito até agora... Desafio cumprido! O mesmo não se pode dizer do seguinte... Um teste de conhecimentos acerca da história da tuna ficou bem aquém daquilo que gostaríamos...e castigo ou não...a noite não acabou por aqui...mas só os passarinhos daquela linda manhã poderão contar...
 
Na manhã seguinte...o acordar lento do costume...o tomar banho lento do costume...o fazer almoço ainda mais lento do que o costume...mas um almoçar muito rápido e cheio de apetite! Estavamos prontas para o ensaio! Com a paciência das ensaiadoras e o treino intensivo de todos os naipes, passámos a tarde a cantar, tocar, saltar pandeireta e fazer estandarte! Uma tarde que passámos a fazer aquilo que mais gostamos!
 
 
A noite chegou a correr...e já de traje e capa traçada para não sentir o frio fomos desparecendo e só reaparecemos umas horas mais tarde depois de quatro candidatas trocarem a sua meia roxa por uma escadinha na lapela. Às novas caloiras, Joana Martins, Irma, Cá e Vilma, muitos Parabéns! São agora Caloiras d'A Feminina e temos muito orgulho nisso!
 
Regressámos então ao quentinho da casa e mais uma vez fomos todas tão bem recebidas...Dá gosto ver aquele momento!
 
Eram 4h da manha e estavamos a começar a jantar...o cansaço começava a falar mais alto! Mas ainda houve tempo e forças para um momento igualmente importante. Foram algumas as candidatas que receberam o seu nome de Snaita...um dos primeiros passos para uma vida de tunante completa e preenchida!
 
Foi assim mais um retiro da Tuna A Feminina...do qual trazemos óptimas recordações, no qual conhecemos melhor quem não conhecíamos tão bem, do qual saímos com vontade de dar tudo de nós a esta tuna que é também a nossa família!
 
 
Obrigada SIC pela casa e por toda a preocupação para que tudo corresse bem! E a tua casa é em Coimbra está bem? Não é em Leiria...
 
 
Leo e Rute

 

Sem comentários: