XIII Trovas

Eram cerca de 17h quando o nosso autocarro partiu em direcção ao Minho! Na Universidade Minhota, esperava-nos já um jantar de gala de requinte, com as entradas servidas e o vinho já espalhado pelas mesas! 4 delas foram Femininas, mas quando pegámos nos instrumentos e aquecemos as vozes, toda a sala se encheu com uma “Noite de Farmácia”! Desde o nosso Hino ao nosso mais recente Fado Toninho, demos, sem deixar margem para dúvidas, um tom de roxo e preto marcante a esta noite! No Bar Académico de Braga, esperava-nos uma noite Asiática! E lá fomos nós marcar presença até às tantas da manhã, numa festa cheia de convívio académico! As Tunas presentes primaram pela originalidade e pelo espírito! Foi bom rever a TUNAFE e a TFIST, que deram tanta cor ao nosso Traçadinho, voltar a estar com Aveiro e a Gatuna, que nos deram tão bons momentos no Festival que iniciou o nosso ano que passou, e conhecer a Atituna, que, apenas com 2 anos de existência, já marca tanta presença!

Ao chegar o dia seguinte, lá fomos à procura do destino “Almoço”… atrasámo-nos, perdemo-nos, mas lá chegámos! Depois da “paparoca”, voámos até ao Centro de Braga e logo demos início ao nosso Passacalles! Ferreiro, Fado Toninho, Cana Verde, Lata Amarela… Sempre com o Megafone na mão, lá fomos percorrendo as ruas gritando bem alto o Movimento Perpétuo e curtindo o dia de Sol que nos saudava!
Chegada a Noite, abrimos o XIII Trovas! Com um grande arrepio na espinha, um nervosismo quase incontrolável, mas com um grande espírito em Palco, içámos a nossa âncora e lá fomos nesta viagem até ao Norte! Começámos em Lisboa (Açores, vah! Com a Chamateia!!!), fomos até Miranda do Douro e terminámos em Braga com um Grande Venham mais 5! Foi uma grande actuação, onde o trabalho destes últimos dias se sentiu em força! Quando estamos presentes desde o início, conseguimos fazer o melhor! Acho que dá para resumir na palavra INCRÍVEL! (Prometo levar uma lista de sinónimos para as próximas actuações!!)
Os prémios vieram no fim, e o “Passa-calles foi todo nosso, olé olé!”!!... Pandeireta? Tudo Bem! Instrumental? Nada contra! Melhor Tuna? Sim Sr.! MAS! É no Passa-calles q’eu quero estar faxabor!!! Tun-tum TXX, Tun-tun TXX! Todo um repertório dedicado ao orgulho de mexer com as Ruas de uma Cidade!
Na discoteca Populous, tomámos conta da pista assim que chegámos! Lá estávamos as 38 a dançar até não poder mais! E o Prémio Tuna mais Tuna? Cá está na nossa prateleira! Aquele prémio que tanto nos diz, que mais nos representa e que mais gosto nos dá ganhar!... Aquele prémio que premeia a presença, a tradição, o convívio, o espírito, o ser Tunante, o viver a Tuna! Aquele prémio que nos faz sorrir e gritar até a voz ficar roufenha!
Do Coração do Minho directamente para o Centro da Capital, lá regressámos até à nossa casinha, com a sensação de um grande fim-de-semana terminado, e com uma vontade gigante de fazer e ser cada vez melhores! O céu… é o limite!

Parabéns às afilhadas Cláudia e Dalila e às madrinhas Catarina e Ermelinda, pelo grande passo que foi dado na última noite… Temos mais duas escadinhas, prontas a subir cada vez mais alto! Caloirinhas, agora provem o que valem! O voto de confiança está lançado… Agarraram-se ao instrumento com Força e têm dado à Tuna um grande exemplo de Amizade, Presença, Carinho e Dedicação… tornaram-se uma Feminina de grande Força! E é disso que somos feitas! O primeiro degrau já está subido!
Espero que o bichinho vos tenha atacado a todas! Eu sinto-me com uma força “do caraças” para dar o corpo e a alma neste novo ano que já começou! Quero ver-vos juntas e unidas por este grande laço de Amizade que criámos e criamos em cada dia, cada ensaio, cada actuação, cada prova, cada Festival! A pouco e pouco, cada uma de vocês tem ganho o seu lugar! Não o percam nunca e jamais esqueçam: uma vez Feminina, Feminina até ao fim!

8 comentários:

Unknown disse...

Porque vós sóis o meu orgulho :) estou smp convosco! **** lembrem-me das velhinhas tb...

Anónimo disse...

Bendita a hora em que no caminho para a discoteca em que muitas meninas estavam desanimadas com o prémio, disse: "pessoal já acabou o festival, já podemos lixar as vozes... PASSA-PASSA-PASSA-CALLES" entretanto com o apoio da Sofia, Maria, Buraca etc todas as músicas da tuna começaram a ter passa-calles no nome "Seu nome próprio passa...seu apelido calles" "venham mais 5 passa calles para eu ganhar..." "um passa calles belíssimo um passa calles fantástico" " e o passa calles é fenomenal paparapapapa..." enfim... a diversão não parava até ao ponto de sermos mandadas calar pela polícia (admito... minha culpa.."o passa calles é muita fixxeeee!!!!" ). Enfim, a noite na disco foi simplesmente hilariante, quer a música fosse brasileira, hip-hop, house nós gritávamos em todas - "PASSA-CALLES". E quando ganhámos tuna mais tuna o que é que gritámos? "Passa-calles"! Isto só pra concluir que o importante é estarmos juntas e divertirmo-nos `a brava umas com as outras, sim... pk aquele prémio de tuna mais tuna foi simplesmente por sermos aquilo que somos, uma tuna unida e cheia de boa disposição!

Anónimo disse...

A este grande espírito que se viveu só quero acrescentar o grande orgulho que eu senti quando ensaiámos cá fora antes do jantar e pensei... uau... tamos brutais!!!ou quando ouvi o eco das vozes afinadas na chamateia e não consegui controlar o sorriso de felicidade por tudo o que conquistámos num espaço tão curto. por todo o trabalho, esforço e dedicação de cada pessoa e de todas para estarmos o melhor possível e a verdade é que estivemos! espero que este festival tenha sido apenas um incentivo para continuarmos a dar o nosso máximo e melhorarmos cada vez mais.
é mesmo um orgulho ser uma Feminina com todas vocÊs
:)
da mirim.

Sofia disse...

Welcome ladies and gentleman!

Parabéns pelo EXCELENTE espírito que se viveu, pela qualidade que se mostrou e pela alegria que se transmitiu!

Estou muito feliz (além de rouca e doente LOL) por tudo! Que venha o próximo... clandestinamente... =D

Anónimo disse...

Tá lindo o nosso blog!!! Tenho muito orgulho em pertencer a uma Tuna que demonstrou ser tão forte, com tanto espirito e tão FEMININA!

Beijinho a todas!*

inês disse...

PASSA CALLEEEEES!!!

O Trovas foi qualquer coisa de espectacular xD
Já vi os vídeos e, na minha ignorância musical e dureza de ouvido, acho que estivemos LINDAS! A chamateia provocou um arrepiozinho dos bons :)

Esta noite é PASSA CALLES! JUNTA-TE A NÓS ESTUDANTE, TRAZ TODA A TUA ALEGRIA MAIS O TEU PASSA CALLES!!! :P

Foi bonito demais, o caminho para a discoteca naquela noite...

Agora vou só ali treinar a voz de cima do Molineiro que isto não anda lá muito bem:P


Venham mais uma data de festivais tão bons ou melhores que este, não interessa, desde que seja com vocês xD
****

Rita disse...

Eu subscrevo: Uma vez feminina, feminina até ao fim!! Essa é uma verdade eterna. Mesmo cá longe do nosso Portugal, continuo a seguir as vossas pisadas, que um dia também eu dei! Parabéns tuninha! Viva o espírito académico, de que eu tanto sinto a falta!
Beijinho grande para todas!
Rita Valadares, veterana - recuso que me chamem bengala, ok?

Unknown disse...

Rita Valadares :) Deixas tantas saudades!! Aquele exemplo de espirito de tuna, nunca nos abandonaste! Espero que estejas a arranjar actuações aqui para nós ai no "instranguêiro"