E foi assim que tudo aconteceu!

Desde uma Cirigoça feita em uma semana, à Gripe da nossa Ermelinda a atacar a alguns minutos da subida a palco, este foi um Festival, no mínimo, peculiar!

Com frequência da nossa temida “Cinética” e as desculpas que uma semana de cansaço vai dando, a Sexta-feita, dia 6, levou apenas algumas de nós até ao Real República! Que nem florzinhas de estufa (metade apanhadas pelo frio repentino), mas de “pedra e cal” para representar a nossa Tuninha, lá estivemos a aguentar a descida de temperatura (afinal já é mesmo Novembro!) e a conviver com as Tunas que dariam alegria ao palco da ESTeSL! TFIST, Mondeguinas e Lusitana, acompanhadas sempre pela EST’eS La Tuna Feminina (tuna organizadora) e a Antunia, como extra-concurso.
Confesso que tão depressa não me esqueço da cara da Leo ao ouvir a Su do outro lado do telemóvel a dizer: agora não posso atender, estamos no meio de uma actuação! No meio do quê?????? É verdade… Lá estavam as 4 caloiras, 2 cavacos e 2 violas, a ganhar uns trocos para os finos da noite… Felizmente não identificadas!!! =P
A noite foi estranha e fria, sem as nossas meninas todas para dar força à nossa Voz … foi assim o nosso pré-aquecimento do II Tej&Tunas!

No Sábado foi diferente! Juntámo-nos todas na FFUL para rumar até às margens do Tejo, na ESTeSL! As 40 lado a lado, enchemos forças no almoço para pôr toda a gente a aprender o Maneio! E foi assim que pusemos de pé todo o refeitório! Ao almoço, e mais tarde ao jantar!!!

A nossa subida a palco foi toda ela comprometida pelos imensos desafios que tivemos: sem oportunidade de ensaio geral durante a semana, com uma música de Solista esquecida há 1 ano, uma nova música feita a partir da letra de uma música tradicional mirandesa (Cirigoça), um palco minúsculo (tivemos de pedir à organização que não deixasse ninguém sentar na primeira fila para poder fazer estandarte e saltos de pandeireta), … e quando tudo parecia minimamente preparado, perdemos um dos elementos mais fulcrais da nossa actuação! Ela é Pandeireta/Estandarte/Txic txic/Ferrinhos… A nossa Ermelinda, mesmo refugiada do frio, adoeceu momentos antes da nossa actuação, e foi todo um aprender novos esquemas e instrumentos nunca antes tocados para as nossas pandeiretas! Um desafio brilhantemente ultrapassado, e que nos fez literalmente correr para o palco, dado que tivemos, até mais não poder, a tocar partes de músicas para que fosse treinado o máximo possível o que em minutos foi aprendido! Foi um alívio quando saímos de palco. Algumas mais tristes pela traição do nervosismo, mas todas com a sensação de que, para duas semana de preparação com Farmo e frequências pelo meio, conseguimos deixar algum brilho naquela sala!

Houve alguém que nos viu... e aqui fica uma amostra do que se pode ver no Youtube!

O Júri deixou-se encantar pela nossa Solista e pelo nosso Instrumental! E o Estandarte foi-nos entregue quase como Prémio Participação (dado que fomos as únicas a concorrer ao prémio!)! Mas houve um prémio que recebemos com especial carinho, pois ser a última Tuna e ainda deixar o público à espera não é fácil de compensar, mas da plateia presente, os votos foram para A Feminina, e o Prémio Mais Público foi nosso! =)

Entre a chuva da noite, e enquanto a festa bombava no Bar Comum da ESTEsL, as Veteranas reuniram-se para mais um “daqueles” momentos, e houve uma meia roxa a dar lugar à Escadinha na lapela! A nossa “c*Snaita” é hoje uma Caloira fortíssima da nossa Feminina, por todo o esforço traduzido em empenho, dedicação e presença! Por passares da aprendiz àquela que ensina, por procurares aprender o que ainda não sabes, aperfeiçoar o que ainda não está “no tom”, por olhares à volta e saberes reconhecer o quanto ainda podes crescer… Parabéns, Caloirinha Sofia! Tenho a certeza que chegarás em grande ao último degrau, e que encherás de orgulho a tua madrinha Pascucas!

O II Tej&Tunas foi um grande ensinamento… Um enorme desafio! E um grande empurrão para a próxima etapa! O nosso Curso cada vez nos consome mais, mas as horas que dedicamos dão sempre frutos inesquecíveis: nem que seja pelo grande espírito que vemos nas nossas candidatas, a criatividade e devoção que vemos crescer nas nossas caloiras, e o orgulho de ver ainda tantas veteranas presentes: só nós somos vinte!

Que as falhas, os medos e as batalhas vencidas nos guiem pela direcção certa! “Agora sim damos a volta a isto, agora sim há pernas para andar! Agora sim eu sinto o optimismo, VAMOS EM FRENTE NINGUÉM NOS VAI PARAR!!!!”

2 comentários:

Sofia disse...

=) grande TUNA (a mais forte de todas!)

fiquei com pena de não ter comparecido, mas sei que estava tudo mais que assegurado pela fortissima descendencia! Que orgulho*

Lidgy disse...

Tenho que deixar aqui bem assente que fazer o lugar da ermelas à ultima da hora...foi dificil!! esta senhora trabalha que se farta nas actuações!!

Uma grande vénia à miss ermelas!!