II Retiro - Rescaldo

Depois de uns dias atarefados a pensar em tudo desde os preparativos mais banais (comidas, carros) até aos momentos mais especiais e que marcariam sem dúvida esta "reunião" de femininas, eis que chega a manhã de dia 5 de Março! O dia estava pintado de cinzento e a chuva não parava... Olho para o céu e penso "Pior que isto não pode ser!" Pode, acreditem! Verificou-se com o inicio, muito atribulado, da nossa viagem, que teve direito não só a uma chuva torrencial, como há falta de carros para conduzir as quase 40 femininas até à Nazaré (sim, um deles até começou a deitar fumo minutos depois de iniciar viagem!), fazendo com que muitas tivessem de ir de autocarro. Como se isto não bastasse o autocarro ainda avariou a meio do caminho...

Peripécias aparte, tudo chegou bem (embora a "conta-gotas") à Nazaré, onde nos esperava uma vivenda muito acolhedora, mesmo de frente para o mar.

Depois da azáfama habitual entre distribuir quartos, arrumar a comidinha e pôr a conversa em dia, depressa caiu a noite! Depois de um jantar em família, a noite guardava, às nossas candidatas e caloiras, algumas surpresas... Começando por uma sessão de vídeos, seguiu-se uma actividade que juntou escadinhas e meias roxas. Trabalhando em equipa e com garra (e alguma areia à mistura) venceram a tarefa que lhes foi "proposta". Esta noite culminou com uma partilha de sentimentos para o ano que se avizinha, deixando-nos a todas com a certeza de que com dedicação, responsabilidade e força de vontade iremos ultrapassar juntas todos os nossos medos!

O Sábado foi totalmente reservado para ensaiar!






Por cada canto da casa que andássemos havia sempre alguma feminina com o seu instrumento na mão a entoar notas que, pouco a pouco, formavam uma melodia e voilá! Alguém dizia "´Já sei tocar esta música!". Foi bem visível a motivação de todas, desde candidatas, muito concentradas a aprender, caloiras muito entusiasmadas a ensinar e a treinar, e veteranas a partilhar os seus conhecimentos musicais e experiências! A todas, mais uma vez Parabéns pelo esforço!! =)

O jantar teve lugar no Casalinho. Depois de uma bela refeição foi tempo de pegar no instrumento e nunca mais o largar (mesmo!!). Tocámos, tocámos, percorremos todo o reportório, até mesmo músicas que não tocávamos há anos... Tivemos ainda o privilégio de ouvir a maravilhosa voz da D. Fátima, que nos encantou com "Nem às paredes confesso".

A noite já ia longa quando saímos do restaurante, mas claramente ainda estava longe de acabar... Às nossas candidatas e caloiras foi dada uma tarefa nocturna enquanto a Sara Pereira, a Catarina Morgado e a Inês Pereira subiam mais um degrauzinho no seu percurso pel'A Feminina, e viam as suas madrinhas colocarem-lhes a escadinha na lapela. Parabéns meninas! Continuem a subir os degraus deste vosso percurso na tuna, essa escadinha é a recompensa pelo vosso esforço e dedicação!

Ainda durante essa noite, foi também altura de dar as boas vindas às mais recentes candidatas, que receberam assim o seu nome de Snaita. Espero que continuem sempre connosco, com a certeza de que cada dia podem crescer mais e mais!

O Domingo foi dia de regressar! Num instante arrumámos tudo e pusemo-nos de novo na estrada rumo a Lisboa. Para trás fica a recordação de um começo de 2010 em grande! Em que sem dúvida a palavra que mais o define é União! Espero que sintam que fazem parte desta grande família, que é A Feminina!

A todas as Veteranas e às ensaiadoras, um especial obrigado pelo apoio e esforço!

2 comentários:

Anónimo disse...

gostei do blog :)

bj

Sofia disse...

=)*