XIV FETUF - Porto!

Tudo começou num belo dia de sol. Era altura d'A Feminina iniciar viagem para o 1º Festival do ano de 2010. Cidade escolhida - Porto! Depois de instrumentos e malas prontas, traje vestido e capa ao ombro, tudo estava preparado para 40 Femininas seguirem viagem para o XIV FETUF! Mas.. e o autocarro? Pois é, problemas aparte, entrou tudo num verdadeiro reboliço para tentar solucionar o problema (boatos revelam, que até arrastões houve!). Depois de exploradas várias hipóteses, eis que com muita persistência, a Maria conseguiu descobrir quem nos levasse estrada fora até ao Porto! =)

A noite já ia longa quando chegámos ao nosso destino, no entanto a Feminina tinha à sua espera um óptimo jantar cuja ementa passava por uma bela francesinha, ou para quem não apreciasse, uns belos panados, tudo bem "regado" com a famosa "Receita" à moda do Porto!

De barriga cheia, e já um pouco atrasadas, era altura de agarrar nas capas e no megafone e encaminharmo-nos, ao som de um "Jambo!", para a festa que comemorava mais um aniversário da Tuna Feminina do ISCAP!

No Sábado acordámos com o Sol a espreitar na janela, e enquanto o autocarro não chegava para nos levar para a cantina do ISCAP, ainda houve tempo para uma mini sessão fotográfica ao pé da emblemática Torre dos Clérigos!


Depois de um almoço à moda da Feminina, onde não faltou um grande Maneio, dançado por todas as tunas presentes, um medley e também o novo hit, "Casal Garcia - versão d'A Feminina", a tarde não foi propriamente como estavamos à espera... Aliás "espera" foi a palavra que mais a caracterizou! Chegadas ao centro do Porto aguardámos toda a tarde por um autocarro que nos levasse a conhecer a maravilhosa cidade Invicta. Durante esse looongoo período de espera, houve tempo para as nossas candidatas e caloiras fazerem um Rap sobre a chuva que teimava em acompanhar-nos, impedindo-nos de fazer o Passa-Calles. No final, infelizmente não conseguimos realizar o passeio, no entanto nem tudo ficou perdido, pois ficámos com a hipótese de o realizar aqui em Lisboa! =)

Depressa chegou a hora d'A Feminina, a primeira Tuna a concurso, subir a palco! As cortinas abriram-se, e o Barco d'A Feminina encheu-se de "passageiras" vindas da plateia e navegou numa maravilhosa viagem pelos quatro cantos do Mundo! No final, apesar de um grito, no mínimo peculiar devido ao fecho das cortinas antes do tempo, o nome A Feminina ouviu-se no Teatro Sá da Bandeira, o prémio Melhor Solista Vocal era nosso! Parabéns Salomé ;)

A noite continuou bem animada no bar "Estrela"! Entre risos, copos, danças e amizades travadas com as outras tunas, não faltou uns "Parabéns a você" cantados directamente à nossa Sara Teles! =P





Ainda durante a noite, eis que a nossa Feminina, Sara Almeida, descalçava a meia roxa e via a sua madrinha, Inês Barreto, colocar-lhe a escadinha na lapela! Parabéns Sara! Espero que este novo desafio te traga muita força de vontade para estares cada vez mais presente! =)

Este foi um festival de estreias para muitas femininas (incluindo eu)! Não posso deixar de dar uma palavra especial de Parabéns à Nini e à Filipa pelo seu primeiro festival (para a próxima já em palco não é meninas? =P); às nossas solistas do "Sodade"; à nossa violino e flauta que, apesar de muito nervosas, se portaram muito bem; à Rita "Açores", que se estreou a saltar pandeireta; e à Sara Pereira que se estreou na fila da frente. Parabéns meninas!

Por fim, um especial Obrigado às nossas Farmacêuticas (agora já é oficial!) que, mesmo com discussão de estágio na semana seguinte, dcidiram juntar-se a nós e passar mais um fim-de-semana em família!

Resta-me dizer que é um orgulho ser Magister desta tuninha =)

Adoro-vos!

2 comentários:

Maria João disse...

Às vezes perguntamo-nos se vale a pena… aquele ensaio ao fim do dia, as bolhas nos dedos, as mesmas músicas, uma corrida até ao autocarro para voltar para casa, mais uma noite de estudo comprometida pelas horas de treino ao som do CD d’A Feminina!... Às vezes perguntamo-nos se vale a pena o frio, a dor nos pés, as praxes, a rouquidão… perder um fim-de-semana para vestir de negro e com orgulho traçar a nossa Capa de memórias tunantes! E mesmo quando parece que já sabemos tudo, há sempre um pormenor que vai dar a volta “ao texto”, e lá vem uma música nova, um festival onde estamos a solo, a mestra que não pode vir desta vez…
Se acham que ao fim de uns anos as dúvidas passam, o nervoso miudinho deixa de aparecer, as incertezas deixam de passar pelo palco… não se enganem! O dia-a-dia de uma Tuna que não se deixa adormecer é uma constante montanha russa de emoções, e se por momentos nos sentimos a subir devagarinho, num repente estamos a descer em alta velocidade, a girar em loops gigantes, subidas a pique, descidas arrepiantes, a mergulhar em mil sensações, lágrimas, gargalhadas e sorrisos, e acima de tudo!... Parar num suspiro ao abrandar e pensar: quero começar tudo de novo!
A verdade é que ao fim de uns anos, quando olhamos para trás, acabamos sempre a recordar com um sorriso, a lembrar com saudade, a olhar em frente com a expectativa de que outros momentos virão… Ao fim de uns tempos, olhamos para trás e tudo faz sentido, e as mágoas e tristezas passadas dissolvem-se nas mil histórias que fazem da Feminina algo que nos faz viver!
O primeiro passo é sempre difícil, e aos poucos os desafios que vamos encontrando fazem com que valha a pena continuar a lutar por tudo isto… O importante é não deixar morrer a música que nos une, as notas que só fazem sentido quando tocadas em conjunto, a confiança de que podemos marcar a diferença, a lembrança de que alguém sente a nossa falta quando não estamos lá, a certeza de que a Amizade é o mais forte neste caminho que seguimos lado a lado!
Sem dúvidas, sem medos. Somos A Feminina.
A todas as nossas meninas que brilharam no grande palco Sá da Bandeira, PARABÉNS! Quando a dedicação é imensa, a compensação torna-se imensurável! Podemos fazer mais, melhor, porque podemos sempre crescer! Agora que agarraram nas coisas com essa força, é não parar!
E não quero terminar a mensagem sem um grande obrigada pela vossa enorme presença, que faz com que a Mudança, do tempo que não pára, não deixe que as coisas percam o sentido… E pelos abraços, as palavras, os mimos… obrigada também! Por vocês… tudo!

Lidgy disse...

Acho indecente nem agradecerem às femininas que arduamente estavam a beber umas caipirinhas e a torcer por vocês no Brasil...não há respeito nenhum!!!